Quem é o(a) Secretário(a) Executivo(a)?

                                                                       Imagem, Divulgação: <https://cdn.pixabay.com/photo/2015/03/26/09/41/tie-690084_960_720.jpg>


O Secretário(a) Executivo(a) é o profissional que atua em organizações públicas ou privadas. Sua função consiste em assessorar essas organizações com planejamento, organização e rotina do trabalho. Assume ao lado de diretores e gerentes tarefas como: controlar arquivos - para a circulação das informações - organizar a agenda da empresa e a rotina de seu chefe. Para o bom desempenho desta função é necessário que este profissional possua competências como: 

Competências Técnicas: É a pratica do que foi aprendido durante a graduação; 
Competências Sociais: É a maneira de lidar ou interagir com o colega de trabalho e equipe, ou seja, saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas.

  • Diferença entre administrador(a) e Secretário(a) 

O profissional de secretariado assim como o de administração realizam tarefas diferentes, porém, os dois praticam atividades que se relacionam entre si. O administrador ou Gestor tem o papel de conduzir as organizações para que elas alcancem seus objetivos. São os administradores que decidem onde e quando usar os recursos da organização. Já o(a) Secretário(a) Executivo(a) faz parte de uma equipe gerencial, e tem a responsabilidade de assessorar esta equipe, criando condições para  alcançar o objetivo de todos.

Vocabulário:

AssessorarAuxiliar alguém num serviço.

Organização: Empresa composta de recursos e pessoas com os mesmos objetivos.

Gestor:  Alguém capaz de administrar bens ou negócios de outra pessoa.


      REFERÊNCIAS:

  • ANAIS. Secretariado Executivo e administração: diálogos transversais. Disponível em: <http://anais.unicentro.br/concisa/iiiconcisa/pdf/resumo_118.pdf>    Acesso em: <28 de Julho de 2017>.                
  • CHIAVENATO, A. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro. Editora: campus, 2003, p.3-23.                                                                                                                             

Comentários

  1. Excelente post sobre a diferença entre Administrador e Secretário! Essa informação se faz necessária principalmente pra quem ingressa na Universidade! Muito bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas