Como surgiu a profissão Secretário(a) Executivo(a)?

Imagem, Divulgação: GOOGLE


A profissão de secretariado executivo tem como antepassado o Escriba, que para quem não conhece, ele era responsável por desenvolver atividades junto aos governantes daquela época de: fazer contas matemáticas, classificar arquivos, redigir ordens e decretos, capaz de recebê-las por escrito e executar todas essas atividades em seu dia a dia. Isso tudo já era feito na Idade Antiga e podemos perceber quanta coisa era envolvida no cotidiano dos escribas, além disso, era uma atividade exclusivamente masculina. Acredite! Os escribas eram apenas os homens não as mulheres.

Essa atividade é deixada de lado durante um tempo e volta na Idade Moderna com a Revolução Industrial, a função de secretário reaparece devido a necessidade comercial e dessa vez abre portas para as mulheres, visto que os homens estavam lutando na guerra, ou seja, os homens estavam em falta. A palavra SECRETÁRIO é originada do latim secretum que significa: lugar retirado/ solidão/ segredo. Não faz nenhum sentido a princípio mas, a função de secretário de certa forma exige que a pessoa seja discreta e que guarde para si informações confidenciais.

Chegando aqui no Brasil, a profissão acompanhou o desenvolvimento do ambiente empresarial a partir dos anos 50, com a chegada das multinacionais e através desse acontecimento foram criados cursos voltados para essa área, para poder capacitar as secretárias, que eram as pessoas que trabalhavam nessa função. E a partir daí a função de secretário(a) se tornou uma profissão cada vez mais forte e necessária no mercado, porque no começo era visto como algo simples: datilografar cartas e atender ligações somente. 

Atualmente a situação é completamente diferente, o secretário(a) tem assumido posições de confiança permitindo ter amplo poder de decisão na organização em que trabalha, sendo o braço direito do chefe gerenciando tanto sua vida profissional como pessoal portanto, exige um certo nível de confiança mútua entre ambos e discrição absoluta.

O que acharam dessa profissão antiga e ao mesmo tempo atual? 

Gostaria de saber a opinião de vocês, deixem nos comentários e nos faça feliz.


      REFERÊNCIAS:




Comentários

Postagens mais visitadas